Os Nossos Sítios Web

A Igreja: Pavimentando o Caminho

A relação entre a igreja e o Nazareno de Israel é complexa. Mais tarde neste livro vamos mostrar que a igreja cumpre as profecias sobre o Mistério da Babilónia, que também é descrita como a prostituta (Apocalipse 17). Ela é uma prostituta porque não tem um pacto de casamento (a Torá).

Nas Escrituras, muitas coisas são uma “espada de dois gumes” que corta para os dois lados. Por um lado, os Cristãos são o Seu povo, e, por outro lado, os Cristãos não são o Seu povo (pelo menos não no sentido mais pleno). É preciso um bom bocado de maturidade espiritual para ver os Cristãos pelo que são, e amá-los (em vez de condená-los), pois só por amar alguém (os Cristãos, os Judeus, os nossos primos Islâmicos ou povos seculares) é que podemos finalmente aproximá-los da verdade.

Yeshua disse à mulher no poço que os adoradores “verdadeiros” devem adorar o Seu Pai não só em Espírito, mas também na verdade. Este é um axioma incrivelmente importante.

Yohanan (João) 4:21-24
21 Yeshua disse-lhe: “Mulher, acredita, a hora está chegando quando nem nesta montanha nem em Jerusalém eles adorarão o Pai.
22 Vocês [Os Samaritanos] adorais o que não conheceis; Nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação [literalmente: Yeshua] vem dos Judeus.
23 Mas a hora está a chegar, e agora é, quando os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade; pois o Pai procura tal para o adorar.
24 Elohim é Espírito, e aqueles que o adoram devem adorar em espírito e em verdade”.

Quando Yeshua falou da verdade, provavelmente referia-se à definição nas Escrituras (que é a Torá).

Tehillim (Salmos) 119:142
142 A Tua justiça é uma justiça eterna, e a Tua Torá é a verdade.

Para sermos verdadeiros adoradores, precisamos adorar o Pai tanto no Espírito como na Torá. Se não adorarmos tanto no Espírito como na Torá, então estamos no caminho amplo e fácil que leva à destruição.

Mattityahu (Mateus) 7:13-14
13 “Entrai pela porta estreita; pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à destruição, e muitos são os que entram por esse caminho.
14 Porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida; e há poucos que encontram esse caminho.

É absolutamente essencial ouvir a voz do Espírito momento a momento, e andar de acordo com Ele. No entanto, apenas sete versos mais tarde (no mesmo contexto geral), Yeshua avisa-nos que haverá um grande grupo de pessoas que o chamam de “Senhor” que não entrará no Reino dos Céus.

Mattityahu (Mateus) 7:21-23
21 “Nem todos os que me dizem: ¡Senhor, Senhor!, entrarão no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade do Meu Pai que está no céu.
22 Muitos me dirão nesse dia: ¡Senhor, Senhor!, nós profetizamos em Teu nome, expulsámos demónios em Teu nome, e fizemos muitas maravilhas em Teu nome?”
23 E depois vou declarar-lhes: “Nunca vos conheci; Apartai-vos de Mim, vocês que praticais ilegalidade [sem Torá]”.

Isto pode ser difícil para alguns aceitar, mas os Cristãos são o único grupo de pessoas que se encaixa nesta lista de critérios. Os Cristãos são o único grupo que:

1. São muitos.
2. Chamam-Lhe Senhor.
3. Profetiza em Seu nome.
4. Expulsa demónios em Seu nome.
5. Realizam muitas obras de poder em Seu nome.
6. São sem lei (não guardam a Torá).

O que Yeshua está dizendo aqui é que mesmo que profetizemos em Seu nome, expulsemos demónios em Seu nome, e façamos muitas obras poderosas em Seu nome, se formos sem Lei (ou seja, não tentamos manter a Torá), iremos à destruição porque não estamos a tentar manter Seu pacto matrimonial.

Mas por que Yeshua rejeitaria os Cristãos, quando os Cristãos são em grande parte responsáveis por espalhar a Boa Nova dele para os quatro cantos da terra? Como veremos nos próximos capítulos, o Cristianismo é apenas um passo intermédio no grande plano de salvação em várias etapas para toda a humanidade. Foi um passo muito importante, mas ainda só um passo. Se darmos um ou dois passos numa longa viagem, e depois pararmos, nunca completaremos a viagem, ou, neste caso, nunca completaremos a transformação espiritual. Vamos parar de aprender a adorar o Pai tanto em Espírito como na Verdade (Torá). Significa que vamos perder a marca.

Se dissermos que permanecemos em Yeshua, então precisamos percorrer o caminho que Yeshua percorreu.

Yohanan Alef (1 João) 2:6
6 Aquele que diz que permanece Nele também deve andar assim como Ele andou.

Nenhum de nós será perfeito como Yeshua foi, mas é essencial que tentemos. Estamos a tentar manter o pacto matrimonial, caminhando com o máximo de amor que pudermos. É essencial caminhar no Espírito, mas também é essencial manter a Verdade/Torá.

A fé Nazarena espalhou-se mais rapidamente dentro da terra de Israel do que o Cristianismo, porque os Judeus em Israel entenderam que a Torá é uma aliança matrimonial. Os Nazarenos em Israel eram “zelosos da Torá”, como Yaakov (Tiago) também diz.

Maasei (Atos) 21:20
20 e quando ouviram isto, glorificaram Yahweh. E eles disseram-lhe: “Sabes, irmão, quantos milhares de Judeus há que acreditaram, e são todos zelosos da Torá.”

Fora da terra, no entanto, era uma história diferente. Os Judeus Helenizados não eram zelosos para a Torá, e os gentios não entendiam que a Torá é um pacto nupcial; assim, era muito mais fácil para Judeus e gentios Helenizados aceitar o Cristianismo sem Torá, uma vez que prometia as mesmas recompensas eternas com menos trabalho.

Embora o Cristianismo sim Torá não seja a fé original, cumpre uma função importante. Torna-se mais fácil para os gentios aceitarem a fé num Messias Judeu, mesmo que não compreendam a necessidade de manter o Seu pacto. O Cristianismo é, portanto, um veículo imperfeito que pode trazer os gentios para uma relação com Yeshua. Mesmo que a relação não seja perfeita, aproxima-os Dele mais do que antes.

É essencial que compreendamos este princípio de aproximar as pessoas de Yeshua, mesmo de uma forma imperfeita, toleramos isso, porque no final aproxima as pessoas do nosso Marido.

Marqaus (Marcos) 9:38-40
38 Yohanan (João) respondeu-lhe, dizendo: “Mestre, vimos alguém que não nos segue expulsando demónios em Teu nome, e nós proibimo-lo porque ele não nos segue”.
39 Mas Yeshua disse: “Não lhe proíbas, porque ninguém que faça um milagre em Meu nome pode logo falar mal de Mim.
40 Porque aquele que não está contra Nós está do Nosso lado.

Ao mesmo tempo, quando alguém (normalmente um líder ou um professor) leva as pessoas mais longe de Yeshua, temos de ter em mente que não são nossos amigos.

Luqa (Lucas) 11:23
23 “Aquele que não está comigo está contra Mim, e aquele que não recolhe comigo, espalha”.

É por isso que é mais fácil amar Cristãos sem Torá (que são enganados) do que amar líderes Cristãos e professores sem Torá (que estão a fazer o engano). Mesmo que os líderes Cristãos e os professores sejam enganados, as Escrituras mantêm-nos num padrão muito mais elevado.

Yaakov (Tiago) 3:1
3 Meus irmãos, não se tornem mestres muitos de vós, sabendo que receberemos um julgamento mais rigoroso.

Depois que os Romanos exilaram os Judeus da terra de Israel, os Nazarenos passaram por momentos muito mais difíceis. As pessoas geralmente seguem o princípio do menor esforço, por isso a fé Cristã sem Torá era muito mais atraente para os gentios e Judeus Helenizados, porque prometia a mesma recompensa com menos esforço. Portanto, o Cristianismo se fortaleceu, e a fé Nazarena começou a enfraquecer.

À medida que o Cristianismo começou a crescer, outras forças entraram em jogo que o modificaram. No próximo capítulo veremos como o Imperador Romano Constantino tomou o Cristianismo sem Torá e o fundiu com o culto ao sol Romano daqueles dias para formar a Igreja Católica (Universal), que foi mais um veículo de transição.

Voltar ao livro:
Partilhar este artigo:
Subscrever.
* Necessário
Escolha a sua língua

Intuit Mailchimp