Os Nossos Sítios Web

Sobre os Sacrifícios de Animais pelo Pecado

Sobre os Sacrifícios de Animais pelo Pecado

Em Mateus 22, Yeshua cita dois versos da Torá para demonstrar que o amor sempre esteve no centro da Torá.

Matityahu (Mateus) 22:37-40
37 E Yeshua disse-lhe: Amarás Yahweh teu Elohim de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro e grande mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a Torá e os Profetas.

Os apologistas Cristãos distorcem essa passagem para fazer parecer que o amor torna nulo e sem efeito o pacto matrimonial, dizendo que o pacto matrimonial depende somente do amor. No entanto, isso não faz sentido. Se o casamento depende do amor, como é que o amor acaba com o casamento? (E se você ama o seu cônjuge, isso significa que seu casamento fica anulado?)

A igreja ensina que a Torá é muito difícil para ser mantida por qualquer ser humano, embora Moshe (Moisés) nos diga o contrário. Moshe nos diz que a palavra está muito perto de nós, para que possamos cumpri-la.

Deuteronômio (Devarim) 30:11-14
11 “Porque este mandamento, que hoje, Eu te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.
12 Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, para o trazer até nós, e nos faça ouvi-lo, para que o cumpramos?
13 Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para o trazer até nós, e nos faça ouvi-lo, para que o cumpramos?
14 Porque esta palavra está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para que a obedeças”.

Os eruditos Cristãos nos dizem que sempre foi impossível para Israel guardar a Torá. No entanto, isso faria com que Yahweh fosse um torturador cruel. Significaria que Ele libertou os filhos de Israel da escravidão física no Egito, apenas para colocá-los na escravidão espiritual na Torá, exigindo algo que nunca poderia ser feito para que Ele pudesse rejeitá-los cruelmente no final. Mas isso encaixa na figura do nosso amoroso Pai Celestial?

É verdade que Shaul (Paulo) disse aos Gálatas que a Torá pode ser uma espécie de maldição se eles erroneamente acreditarem que podem ganhar a sua salvação pelas “obras da Lei”.

Galatim (Gálatas) 3:10-14
10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão sob maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da Torá, para fazê-las.
11 E é evidente que pela Torá ninguém será justificado diante de Elohim, porque o justo viverá pela fé.
12 Ora, a Torá não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
13 O Messias nos resgatou da maldição da Torá, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que é pendurado num madeiro;
14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios pelo Messias Yeshua, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

A chave para compreender a Shaul é lembrar que ele sempre rotulou as pessoas de acordo com a forma como elas acreditam que são salvas. Quando ele fala sobre aqueles que são das obras da lei, ele não está a falar sobre os Israelitas Nazarenos que obedecem à Torá. Em vez disso, ele refere-se aqueles que acreditam receber a salvação como resultado direto de terem realizado as obras da lei como uma espécie de “lista de verificação” para a salvação. (Esta é uma descrição adequada de nossos irmãos Fariseus / Ortodoxos).

Shaul diz que se você acredita que é salvo como resultado de fazer obras com suas mãos, então você realmente está baixo maldição, porque se sente compelido a continuar fazendo as obras de suas mãos na vã esperança de que isso de alguma forma irá salvá-lo. No entanto, ninguém é salvo por fazer as coisas com as mãos, pois o justo será salvo (e, portanto, viverá) pela fé. Porém, embora os pontos específicos da lei na Torá não sejam de fé, aqueles que os praticam (como os Israelitas Nazarenos) viverão por eles.

Se estivermos dispostos a recebê-lo, o Messias levou a maldição (de acreditar que podemos salvar-nos fazendo coisas com nossas próprias mãos) sobre si mesmo, tendo se tornado maldito por nós (por assim dizer), para que recebêssemos a promessa que foi dada para Abraão por causa da sua fé. No entanto, Shaul não diz que não devemos obedecer ao que está escrito na Torá, porque veremos que ele mesmo obedeceu a tudo o que foi escrito na Torá.

Muitos Cristãos ficam surpresos ao saber que os apóstolos ainda realizavam os sacrifícios de animais, mesmo muitos anos após a ressurreição de Yeshua. Para ver isso, vamos começar em Atos 18: 18, onde o Apóstolo Shaul rapou a cabeça, pois tinha feito um voto.

Maasei (Atos) 18:18
18 E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Aquila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha feito um voto.

O único voto nas Escrituras que exige rapar a cabeça é o voto Nazireu, encontrado no livro de Números cap. 6. Quando alguém termina um voto de Nazireu, rapa a cabeça e depois vai para o templo, onde se oferece três sacrifícios de animais, um dos quais é um sacrifício pelo pecado (versículo 14).

Bemidbar (Números) 6:13-18
13 E esta é a Torá do Nazireu: no dia em que se cumprirem os dias do seu nazireato, será trazido à porta da tenda da congregação;
14 E ele apresentará a sua oferenda a Yahweh, um cordeiro de uma ano sem defeito em holocausto, e uma ovelha de um ano sem defeito para expiação do pecado, e um carneiro sem defeito por oferta de paz;
15 E um cesto de pães sem fermento, bolos de flor de farinha amassados com azeite, e obreias sem fermento untados com azeite, como também a sua oferenda de cereal, e as suas libações.
16 E o sacerdote os colocará diante de Yahweh, e sacrificará a sua expiação do pecado, e o seu holocausto;
17 Também sacrificará o carneiro em sacrifício de paz a Yahweh, com o cesto dos pães ázimos; e o sacerdote apresentará a sua oferenda de Cereais, e a sua libação.
18 Então o Nazireu à porta da tenda da congregação rapará a cabeça consagrada, e tomará o seu cabelo e o colocará sobre o fogo que está debaixo do sacrifício de oferenda de paz.

Se percebermos que o termo subir significa subir a Jerusalém, então podemos ver que Shaul realmente subiu a Jerusalém depois de separar seu voto de nazireu.

Maasei (Atos) 18:21-22
21 Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Elohim, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
22 E, chegando a Cesaréia, subiu [a Jerusalém] e, cumprimentando a igreja, desceu a Antioquia.

Shaul separou ainda outro voto de nazireu quando se encontrou com os apóstolos em Atos 21. Enquanto aqueles em Jerusalém estavam eufóricos ao ouvir sobre os sucessos de Shaul entre os gentios, eles ouviram rumores de que Shaul não era mais zeloso da Torá de Moshe (como eles eram), e eles até ouviram rumores de que Shaul agora ensinava contra a Torá de Moshe. Vamos ler com atenção e tentar visualizar a conversa.

Maasei (Atos) 21:20-22
20 E, ouvindo-o eles, glorificaram Yahweh, e disseram-lhe: Olha irmão, quantos milhares de Judeus há que creem, e todos são zeladores da Torá [de Moisés].
21 E já acerca de ti, foram informados de que ensinas a todos os Judeus que estão entre os gentios a apartarem-se [da Torá] de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo os costumes hebraicos.
22 Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte [porque era uma festa de peregrinação]; porque certamente saberão da tua chegada.

Israel pode ser definido operacionalmente como aqueles crentes que diligentemente se esforçam para manter a Torá de Yahweh, e se Shaul ensinasse contra a Torá, teria sido uma ofensa digna de desvinculação instantânea. Esta seria uma crise real, pois Judeus estavam vindo a Jerusalém de todo o mundo conhecido para guardar o Pentecostes. Quando a assembleia se reunisse, eles certamente ouviriam que Shaul estava lá, e se ele estivesse ensinando contra a Torá, então os milhares de Judeus que eram “zelosos pela Torá” (Atos 21:20, acima) iriam querer colocá-lo fora da assembleia (talvez até por apedrejamento).

Então, o que eles poderiam fazer para dissipar os mal-entendidos das epístolas de Shaul? Yaakov (Tiago) tinha um plano. Visto que Shaul havia subido a Jerusalém para finalizar o seu voto de nazireu, Yaakov disse a ele para pegar quatro outros homens que também haviam finalizado os votos de nazireu e pagar por todas as despesas. Isso seria um total de quinze sacrifícios de animais, o que custaria uma enorme soma de dinheiro no primeiro século. Ninguém pagaria por quinze sacrifícios de animais se não acreditasse em guardar a Torá, e isso mostraria ao mundo que Shaul também andava em ordem, guardando a Torá de Moshe.

Maasei (Atos) 21:23-24
23 “Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que [também] fizeram voto [de nazireu].
24 Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e paga a despesas deles, para que rapem a cabeça, e todos ficarão a saber que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti [ensinamentos contra a Torá], mas que também tu mesmo, continuas a guardar a Torá”.

Este evento ocorre perto do final do ministério de Shaul, depois que a maioria de suas epístolas já tinham sido escritas. Se ele realmente acreditava que a Torá e os sacrifícios de animais tinham sido abolidos, então por que razão é que ele fez um voto de nazireu? E porque ele concordou em pagar um total de quinze sacrifícios de animais, incluindo cinco sacrifícios pelo pecado, para que todos soubessem que os rumores a respeito dele eram falsos, e que ele mesmo também andava ordenadamente e guardava a Torá?

Os apóstolos claramente continuaram a oferecer sacrifícios de animais após o sacrifício de Yeshua. Na verdade, parece sugerir que a única razão pela qual eles pararam foi porque os romanos destruíram o templo. Mas muitas pessoas têm uma forte reação a isso. Eles querem saber por que os apóstolos continuariam a oferecer sacrifícios de animais após o sacrifício de Yeshua.

Discutimos o sistema de sacrifícios de animais em mais detalhes em “Sobre Sacrifícios” (em Estudos Nazarenos das Escrituras, Volume 1), mas como é um tópico tão crítico, daremos uma breve explicação sobre ele aqui. Primeiro, vamos dar uma olhada em Hebreus 10: 3-4, que nos diz que é impossível que o sangue de touros e bodes tire os pecados.

Ivrim (Hebreus) 10:3-4
3 Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz lembrança dos pecados,
4 Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.

A igreja usa isso como um suposto texto-prova de que os sacrifícios de animais são eliminados, enquanto a verdade é exatamente o oposto.

Israel pode ser definido operacionalmente como aquelas pessoas que se esforçam para cumprir a Sua aliança. Os que não se empenhavam em cumprir o Seu convénio sempre deveriam ser colocados fora do acampamento, para que o restante do acampamento pudesse ser mantido puro, imaculado e separado das atitudes contaminantes do mundo. Sempre que um Israelita sabia que havia pecado, era de se esperar que ele estivesse ansioso para se corrigir. Isso contrasta com os sistemas judiciais de todas as outras nações do mundo, que só são capazes de manter um falso senso de lei e ordem por meio de ameaças de punição.

Uma noiva que ama seu marido nunca precisa ser punida. Assim que ela percebe que não está a agradar ao marido, ela fica ansiosa para mudar (porque ela quer agradá-lo). Este é o mesmo princípio sobre o qual Israel sempre deveria operar. Por causa disso, os sacrifícios pelo pecado nunca tiveram a intenção de tirar o pecado. Eles tinham como objetivo servir apenas como um lembrete horrível e caro de que o salário do pecado é a morte, e que a pessoa tinha que ter o cuidado de obedecer ao convénio matrimonial, ou então seria excluído da vida eterna (já que Yahweh não tem razão para salvar aqueles que não se esforçam diligentemente para obedecer às Suas instruções).

Mesmo que Yahweh perdoe pecados não intencionais, Ele ainda quer uma oferta pelo pecado. No entanto, se alguém fizer algo “presunçosamente” (ou seja, propositalmente ou de forma rebelde), ele deve ser excluído do povo.

Bemidbar (Números) 15:27-30
27 “E, se alguma alma pecar por ignorância, para expiação do pecado oferecerá uma cabra de um ano.
28 E o sacerdote fará expiação pela pessoa que pecou, quando pecar por ignorância, perante Yahweh, fazendo expiação por ela, e lhe será perdoado.
29 Para o natural dos filhos de Israel, e para o estrangeiro que no meio deles peregrina, uma mesma lei vos será, para aquele que pecar por ignorância.
30 Mas a pessoa que fizer alguma coisa deliberadamente, quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injuria a Yahweh; tal pessoa será eliminada do meio do seu povo”.

O pecado infame do rei Davi com Bate-Seba foi intencional e premeditado; entretanto, o rei Davi negava o seu pecado. Quando o profeta Natã ajudou o rei Davi a perceber seu pecado, o rei Davi imediatamente se arrependeu e Yahweh perdoou o seu pecado naquele momento.

Shemuel Bet (2 Samuel) 12:13-14
13 Davi disse a Natã: “Pequei contra Yahweh”. Disse Natã a Davi: Também Yahweh perdoou o teu pecado; não morrerás.
14 No entanto, visto que com este feito deste grande motivo para que os inimigos de Yahweh blasfemem, também o filho que nasceu de ti certamente morrerá”.

O rei Davi arrependeu-se e Natã imediatamente disse a ele que Yahweh tinha perdoado o seu pecado, mas ainda assim deveria haver uma penalização para o pecado (neste caso, o filho de sua ligação ilícita com Bate-Seba tinha que morrer). A morte do seu filho serviu como uma terrível lembrança de que o salário do pecado é a morte, é por isso que Hebreus 10:3 (acima) nos diz que os sacrifícios de animais servem apenas como uma lembrança dos pecados ano após ano, pois o sangue dos touros e os bodes nunca podem tirar pecados. Somente Yeshua poderia fazer isso.

Enquanto um templo limpo existisse, os apóstolos ofereciam sacrifícios de animais como uma lembrança horrível e custosa de seus pecados, e ainda assim eles precisavam aceitar o sacrifício expiatório final de Yeshua, que aconteceu quando Ele tomou todas as nossas maldições sobre Si, pendurado num madeiro.

Explicamos os sacrifícios com mais detalhes em Estudos Nazarenos das Escrituras, Volume 1, mas Atos 21 mostra que, enquanto o templo existia, os apóstolos ainda ofereciam sacrifícios de animais nos momentos apropriados. Certamente porque eles sabiam que as palavras de Yeshua em Mateus 5:17 eram verdadeiras, que até que o céu e a terra passem, nem mesmo a menor parte da Torá passará, porque é uma aliança matrimonial.

Voltar ao livro:
Partilhar este artigo:
Subscrever.
* Necessário
Escolha a sua língua

Intuit Mailchimp